Casal deve declarar Imposto de Renda junto ou separado?

03/04/2019
Casal deve declarar Imposto de Renda junto ou separado?

O(A) contribuinte pode colocar o(a) companheiro(a) — incluindo relações homoafetivas — como dependente para a redução do Imposto de Renda, desde que tenham uma vida comum por mais de 5 anos, ou se, em um período menor, tiveram um filho.


Mas, vamos ao que interessa: é mais vantajoso para o casal declarar o Imposto de Renda junto ou separado?

A declaração em conjunto é mais vantajosa quando um dos cônjuges não possui renda própria ou renda inferior ao outro, porque quem possui renda maior consegue mais abatimento por possuir mais um dependente. 
declaração separada é mais vantajosa quando ambos possuem rendimentos distintos e, principalmente, os que possuem renda alta.

Em suma, caso um dos cônjuges têm renda mais baixa que o outro ou não têm renda própria, o ideal é fazer a declaração de Imposto de Renda em conjunto. Se ambos ganham bem, a melhor opção tende a ser fazer a declaração separadamente. Mas não significa que isso é uma regra! Para que não reste dúvidas, é essencial analisar os rendimentos e as despesas de cada um; pode também optar por fazer duas simulações e ver qual das opções — declarar junto ou separado — é a mais vantajosa, ou seja, qual resulta em um maior abatimento de despesas. 

Vale ressaltar isso continua servindo para casais separados que ainda não formalizaram o divórcio.

Fonte:Correio Braziliense Economia

library_books Veja mais...

@contal.contabeis
@contal.contabeis