8 Dicas sobre como guardar dinheiro

28/03/2019
8 Dicas sobre como guardar dinheiro

 

Poupar dinheiro não costuma ser algo fácil; principalmente para quem têm dificuldade para fechar o orçamento no fim do mês. Apesar de não ser a melhor forma de usar o dinheiro, gastar mais do que ganha é mais comum do que possa imaginar. Não é à toa que muitas pessoas estão com o CPF negativado.

Se você já tentou poupar dinheiro e não conseguiu, não perca a esperança! Confira essas 8 dicas que vão fazer você, não aprender a juntar uma determinada quantia para a realização de um sonho, como a manter o hábito de poupar seu dinheiro.

1. COMECE A USAR UM BOM APP DE GESTÃO FINANCEIRA
Saber exatamente para onde vai cada centavo do seu dinheiro é fundamental para que você possa reduzir os gastos mensais. Além disso, só dessa forma você saberá sua real situação financeira e descobrirá quais são seus maiores gastos e, assim, evitar despesas desnecessárias.

2. SEPARE E CONTROLE SEUS GASTOS FIXOS E VARIÁVEIS
Some as despesas da casa: aluguel, supermercado, conta de água, luz telefone, etc. Considere também nessa doma o gasto com lazer, entretenimento e saúde, como: cinema, academia, shows, restaurantes e etc. Separe por categoria para que você saiba exatamente quanto gasta em cada uma delas.

3. FAÇA UMA LISTA DE ITENS DISPENSÁVEIS
Chegou a hora de avaliar quais são os itens dispensáveis; onde se é possível economizar. Nesse caso, enumere os seus gastos por ordem de prioridade. Os itens que ficarem para o final da lista devem ser avaliados para corte ou diminuição. Lembrando que a definição do que é prioridade é muito pessoal e vai de pessoa para pessoa. Porém é necessário ser criterioso e realista sobre essas prioridades.

4. PAGUE SUAS CONTAS SEMPRE EM DIA
Uma das formas mais simples de escapar de despesas desnecessárias, é pagar suas contas em dia; evitando, assim, os juros e multas por atraso.

5. TENHA CONSCIÊNCIA NA HORA DAS COMPRAS
Não compre por impulso! Se você parar para contabilizar todas as coisas desnecessárias que você comprou nos últimos 6 meses, perceberá que poderia ter usado esse dinheiro para investir e ganhar mais dinheiro. Antes de comprar tenha sempre em mente: "Eu, realmente, preciso disso?". Se a resposta for sim, você compra, mas se for algo irrelevante, devolva.

6. TENHA OBJETIVOS E SEPARE UMA QUANTIA PARA POUPAR
Definir objetivos par suas economias é importante para manter o foco durante o processo de poupar. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo Divida o valor poupado entre elas dando prioridade de maior valor ao seu maior propósito.

7. ESCOLHA COMO VAI GUARDAR O DINHEIRO
Quando já se têm um valor mensal poupado é importante saber onde investir. Um investimento - mesmo que de renda fixa - vai ajudar a elevar a quantia poupada, porque a aplicação de juros funciona como um reinvestimento dos ganhos e do montante para a aplicação dos juros do próximo período.

8. AUMENTE SUA RENDA ATRAVÉS DE UM TALENTO RENTÁVEL
Muitas vezes o ganho mensal não consegue cobrir nem as despesas fixas, quem dirá sobrar algo para poupança. Mas nada está perdido! Busque em seus talentos e aptidões uma forma de ganhar mais dinheiro extra. O marketing boca a boca vai trazer mais clientes e, assim, sua renda vai aumentar.

Fonte: Mobills

library_books Veja mais...

@contal.contabeis
@contal.contabeis