PIX: ENTENDA O QUE SÃO OS PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS.

09/09/2020
PIX: ENTENDA O QUE SÃO OS PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS.

De acordo com o Banco Central, Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.

Nomeado de PIX, esse tipo de pagamento está impulsionando o desenvolvimento do mercado em 2020. Espera-se que esta abordagem forneça preços mais baixos do que os serviços existentes, além de afetar diretamente o ecossistema financeiro do Brasil já que a expectativa é que esse método de pagamento reduza o uso de cédulas, fornecendo serviços de maior qualidade e custo mais baixo, trazendo maior potencial de inclusão financeira em um ambiente totalmente seguro. 

Por ter um custo de adesão menor que dos demais meios eletrônicos, o PIX causa um impacto positivo para os pequenos negócios (Recebedores) já que Os recursos estarão disponíveis imediatamente, o que tende a reduzir as necessidades de crédito, simplificar a automação e verificação de pagamentos e simplificar a velocidade de checkout. De igual modo, também trará benefícios para os clientes por ser mais prático e rápido podendo utilizar sua lista de contato ou QR code para fazer um pagamento.

O Banco Central aprovou o regulamento do PIX e fixou oficialmente sua data de lançamento para 16 de novembro de 2020. Em outros países, esse método de pagamento já é uma realidade.

 

Fonte: Sebrae

library_books Veja mais...

@contal.contabeis
@contal.contabeis